Mãe denuncia que criança autista vem enfrentando dificuldades com demissão de cuidadora após as eleições em Carpina
Uma mãe relatou dificuldades que seu filho, uma criança autista de 4 anos, vem enfrentando poder ter acesso à educação em Carpina e fez uma denúncia em entrevista ao programa Francisco Jr e ao Voz de Pernambuco.
Segundo a mãe, Rosália Maria de Carvalho, uma cuidadora que acompanhava o filho dela Heitor Benicio Carvalho dos Santos, 4 anos, que é autista e estuda na creche Zite do Carmo Lapa, onde teria sido demitida juntamente com outras pessoas, dois dias após a eleição.
Ela ainda relatou que após essa demissão teria procurado o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e após isso a prefeitura já teria colocado outras duas cuidadoras que entregaram o cargo, mas insiste em não trazer de volta a mesma cuidadora que estava acompanhando o filho dela e já teria mais afinidade com a criança.
Veja abaixo a denúncia:
A prefeitura de Carpina emitiu uma nota em resposta sobre a reclamação, veja abaixo:
“A Secretaria de Educação de Carpina informa, em resposta à Sra Rosália Maria de Carvalho, que tem somado esforços para garantir a continuidade do acesso à educação especial com o acompanhamento de cuidador (a) ao filho da mesma, matriculado na Creche Zite do Carmo Lapa.
Em ofício enviado à 3ª Promotoria de Justiça de Carpina, no dia 14 de outubro, o secretário de educação informou a designação de uma cuidadora para acompanhar o aluno de forma exclusiva. No entanto, a referida cuidadora não quis continuar acompanhando o menino e foi substituída, notícia enviada ao Ministério Público em um novo ofício, no dia 18 de outubro do ano corrente.
No dia 28 de outubro a segunda cuidadora designada para acompanhar o filho da Sra Rosália Maria de Carvalho comunicou a desistência. Desde então, a Secretaria de Educação do Carpina está empenhada em garantir a continuidade do acompanhamento, com a realocação de um novo profissional. O que será informado, mais uma vez, à 3ª Promotoria de Justiça de Carpina, através de ofício, quando a realocação do profissional capacitado para a atividade for efetuada.
O secretário de educação, professor José Ferreira Filho, reitera o compromisso da pasta com a garantia do acompanhamento e o acesso à educação especial aos alunos com deficiência”.