Governo Outubro
Lacca Laboratório
Falub
Farmácia Rangel
Cidades

Qualifica PE forma primeiras turmas no Recife


Qualifica PE forma primeiras turmas no RecifeFoto: Janaína Pepeu/Secom

Dayse dos Santos, de 38 anos, conquistou a sonhada carteira assinada como servente de construção civil, depois de nove anos à procura de emprego. Ela faz parte do grupo de alunos de 68 turmas que concluíram os cursos de qualificação empreendedora e técnica promovidos pelo Qualifica PE com aulas ministradas por entidades que compõem o Sistema S, como o Sebrae, Senac e Senai. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na última quinta-feira (10), pela governadora Raquel Lyra, junto com a vice-governadora Priscila Krause.

“Começamos a virar o jogo do desemprego em Pernambuco e a formação dessas turmas demonstra isso. Estou muito feliz em celebrar as primeiras formaturas das turmas do Qualifica PE. Participaram desse programa jovens, estudantes de escola técnica, mas também pessoas mais experientes que não tinham oportunidade de trabalho nem de qualificação profissional. Somente no mês de agosto, Pernambuco alcançou mais de 18 mil novas carteiras assinadas, segundo o Novo Caged, demonstrando o avanço na geração de oportunidades para a nossa gente. É assim que estamos transformando a história de Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.

As 68 turmas que se formadas participaram de cursos realizados pelo Qualifica PE nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista. As aulas ocorreram entre os meses de julho e setembro de 2024. Também haverá turmas em Caruaru, no Agreste, no final deste mês. Somando as duas modalidades, já foram qualificadas mais de seis mil pessoas pelo programa, em todo o Estado, apenas no primeiro ciclo, que durou de julho a setembro.

“Eu fazia alguns bicos como manicure para ajudar a completar a renda de casa. Mas quando apareceu a chance de fazer um curso, escolhi a construção civil por surgir mais vagas. Agora agradeço a Deus e à governadora Raquel Lyra por ter conseguido uma melhora de vida”, afirmou Dayse dos Santos, moradora de Peixinhos, em Olinda.

Segundo o Governo do Estado, as formações representam o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável e inclusivo. “Hoje comemoramos a formação de mais de mil pessoas pelo Qualifica PE. Ofertamos cursos voltados para a área de comércio e serviços, área industrial, além dos cursos orientados para o empreendedorismo. Nos diferentes municípios nós sempre observamos as demandas e potencialidades regionais. Então, enquanto Estado, estamos em parceria com o Sistema S para promover uma melhor trabalhabilidade e motivar os formandos para se consolidarem no mercado de emprego e de negócios”, explicou a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires.

Áreas como formalização e gestão de negócios, marketing digital, vendas, relação com o cliente e microcrédito orientado foram oferecidas no primeiro eixo. Já no segundo, foram ministradas as capacitações profissionais em setores como beleza, gastronomia, logística, serviços de hotelaria, tecnologia, moda, mecânica, construção civil, entre outros.

O diretor regional do Senac, Regivan Dantas, pontuou que a iniciativa contribui para ampliar o alcance das ações de qualificação. “É muito importante essa iniciativa da governadora de fechar essa parceria com instituições como Senac, Senai e Sebrae, pela qualidade do trabalho que nós executamos. É uma honra estarmos em 26 municípios, interiorizando a qualificação profissional. Os alunos do Qualifica PE estão tendo a oportunidade de estudar nas melhores escolas do mundo e com a oportunidade de se projetar para a empregabilidade”, disse.

 

QUALIFICA PE – O programa de qualificação de Pernambuco, lançado em maio deste ano, é dividido nas categorias Qualifica Trabalho e Qualifica Empreendedor, com aulas ministradas pelo Sebrae, Senac e Senai. A expectativa é de que o programa cheguei em quase 70 cidades do Estado, do Litoral ao Sertão, até o fim deste ano. Para o fim de 2026, a projeção é de que o programa tenha levado os cursos para todos os municípios pernambucanos, contemplando cerca de 150 mil pessoas com alguma das qualificações de Trabalho ou Empreendedorismo. Os interessados poderão se inscrever nos cursos através do site sedepe.pe.gov.br.

 


CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário