Feira de tecnologia começou nesta quarta (7) em Lagoa de Itaenga

Começou nesta quarta-feira (7) e seguirá até a próxima sexta-feira (9), a feira de tecnologia TechFest 2025, em Lagoa de Itaenga.
O evento é realizado pela Associação Conexão Social (ACS) e conta também com o lançamento do aplicativo “Conecta Elas”, desenvolvido com o objetivo de promover os direitos das mulheres e combater a violência doméstica e familiar, como veículo de informação, interação e canal de denúncia, marca a abertura do festival.
O TechFest é gratuito e deve reunir centenas de pessoas Praça Maria Aurora em Lagoa do Itaenga. O festival contará com oficinas, minicursos, painéis, exposições e apresentações culturais, voltados a estudantes, profissionais, lideranças sociais e comunidades da região. A programação completa pode ser conferida no site https://somosconexaosocial.org/techfest/.
Com o tema “Tecnologia e Cultura: Interiorizando ideias e oportunidades”, o evento une tradição e modernidade para mostrar como a tecnologia pode ser uma força transformadora de realidades locais. O lançamento do aplicativo acontecerá durante o painel: “A função social das tecnologias: A experiência do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia Social/UFAPE”, com o Professor Dr. Anderson de Alencar, no Centro de Tecnologia e Inclusão Social da Associação.
O aplicativo “Conecta Elas” é uma ferramenta educacional gratuita que estará disponível para celulares e computadores, reunindo painéis informativos, canais de denúncia e espaços de interação com foco na proteção e empoderamento feminino. Para a , o coordenador do festival, Paulo Santana, “Esse é um passo essencial e necessário no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. O aplicativo é uma ponte entre a informação, o acolhimento e a ação concreta contra a violência destinada a este público”, frisa o gestor.
O projeto é desenvolvido em parceria entre Associação Conexão Social, com envolvimento direto de alunos do projeto Passaporte Digital, estudantes de Ciências da Computação e professores da UFAPE, fortalecendo o protagonismo juvenil na criação de soluções tecnológicas com impacto social.
“Mais que um festival, o TechFest é um ecossistema de transformação. O ‘Conecta Elas’ representa a tecnologia sendo usada com propósito, fruto do talento de jovens do próprio município, conectando inovação, educação e justiça social”, conclui Paulo Santana.
A iniciativa conta com o apoio no desenvolvimento ao App do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX – UFAPE), através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) no âmbito do Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia Social (LMTS). É coordenado no território de Lagoa de Itaenga pelo Centro Tecnológico de Inclusão Social e Digital da Associação Conexão Social em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher de Lagoa de Itaenga.