Mãe denuncia negligência com criança no Hospital em Lagoa de Itaenga

Uma mãe conversou com a reportagem do Voz de Pernambuco e relatou negligencia no atendimento do seu filho de 7 anos na Unidade Mista Josefa Cavalcanti Petribu, em Lagoa de Itaenga.
Marcelly Mendes Ribeiro, relatou que no último dia 27 de junho, o filho dela Gabriel Mendes, 7 anos, sofreu uma queda na residência e foi socorrido na Unidade Mista Josefa Cavalcante Petribu, onde a mesma reclama do atendimento da unidade e no dia seguinte ainda vivenciou outras situações na transferência da criança do Hospital de Limoeiro para Recife, assista o vídeo e entenda:
A reclamação foi encaminhada a prefeitura de Lagoa de Itaenga e em nota enviou resposta, confira abaixo:
Nota de Esclarecimento – Caso do paciente G. (7 anos)
Na última sexta-feira, o paciente Gabriel, de 7 anos, deu entrada na Unidade Mista Josefa Cavalcanti Petribú com quadro de contusão em cotovelo esquerdo, decorrente de queda em seu domicílio.
Após avaliação médica presencial, foi solicitado exame de raio-x do cotovelo esquerdo. Inicialmente, não foi possível evidenciar claramente fratura, possivelmente devido à sobreposição de imagem. Seguindo protocolo assistencial, o paciente foi orientado a realizar analgesia e uso de compressas de gelo, além de ser informado sobre a necessidade de retorno à unidade em caso de persistência ou agravamento do quadro.
Aproveito a oportunidade e esclareço a todos que, segundo o protocolo da Central de Regulação, o serviço de referência para ortopedia pediátrica seria o Hospital Otávio de Freitas. Esse seria o fluxo adequado desde primeiro contato se a fratura fosse constatada de início. Porém reforço que em casos de baixa suspeição clínica e radiológica como fora inicialmente, após analgesia orientamos retorno em caso de persistência do sintomas, inclusive, com novas imagens para esclarecer o quadro.
No entanto, no dia seguinte, os responsáveis optaram por conta própria por buscar atendimento no Hospital Regional Fernando Salsa (HRFS). Lá, o paciente fora reavaliado pela ortopedia de adulto e identificada fratura. A partir disso, a Unidade Mista foi notificada, e a ambulância foi acionada e enviada de forma prioritária para transferência ao município de Limoeiro, conforme disponibilidade logística e prioridade clínica.
Esclarecemos que a Unidade Mista Josefa Cavalcanti Petribú não se omitiu em nenhum momento – nem no atendimento inicial, nem na orientação clínica, tampouco na liberação do transporte. Seguimos os protocolos estabelecidos com seriedade e dentro da legalidade.
Como Diretor Técnico da unidade, entrei pessoalmente em contato com os familiares para esclarecimentos e reafirmo que nossa equipe está à disposição para acolher, ouvir e solucionar quaisquer situações.
Não houve omissão da unidade. Atuamos com base nos critérios médicos, técnicos e regulatórios. Seguimos firmes com nosso compromisso de uma assistência ética, humanizada e responsável.
Trabalhamos com seriedade e respeito. Nosso compromisso maior é com a vida.
Dr. Rogério Alves de Santana
Diretor Médico da Unidade Mista Josefa Cavalcanti Petribú