Celebrando culturas afro-indígenas, I Mostra Território Ancestral do Paudalho acontecerá em 24 e 25 de outubro

Nesta sexta (24) e sábado (25), a I Mostra Território Ancestral do Paudalho: Expressões e Saberes da Ancestralidade ocorrerá no município, um evento gratuito dedicado à valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas, com destaque para os terreiros como espaços de resistência, acolhimento e memória viva. A partir de uma ampla escuta das lideranças religiosas do município, o dossiê sistematizou 19 casas de axé, revelando a força das tradições das diferentes nações e da Jurema Sagrada, pilares da identidade cultural paudalhense.
“A Mostra é um gesto de devolutiva e de fortalecimento das vozes que mantêm viva a ancestralidade de Paudalho. É arte, fé e política cultural em movimento. Essa é a primeira de muitas. Já estamos articulando a temática da próxima edição e queremos todos do território nessa construção”, destaca Belisa Alves, coordenadora da Mostra.
A Mostra é uma realização da Baobá Produção Cultural, sob coordenação de Belisa Alves, produtora cultural, e SalronVeraldo (Jaifaleri) — Babalossayn do Ilê Axé Xangô Ayrá e responsável pelo Mapeamento Cultural dos Terreiros de Matriz Afro-Indígena em Paudalho, que será apresentado durante o evento.
A produção executiva é de Tagore Simões, com registro fotográfico e audiovisual de Edgar Lira (Moldura Visual).
Confira a programação:
Sexta-feira – 24 de outubro
Local: Sociedade Cultura Artística 22 de Novembro
Vivência pedagógica audiovisual afrocentrada com Sérgio Gabriel
Atividade que abre a programação da Mostra, reunindo jovens do território em uma vivência onde assistirão curtas-metragens sobre ancestralidade e desenvolverão atividades sobre as temáticas trabalhadas.
Sábado – 25 de outubro
Manhã – Estúdio Camaleando
Oficina de Tranças com Vitória, trancista do Estúdio Camaleando
Vivência voltada à valorização da estética afro e do autocuidado como expressão de identidade, resistência e pertencimento.
Tarde – Cine Teatro Marco Camarotti
Evento principal da Mostra
Abertura oficial com a CIAMB, grupo de dança de Paudalho, que apresentará uma performance carregada de ancestralidade, sob a direção artística de Edézio Costa.
Apresentação pública dos dados do Mapeamento Cultural dos Terreiros de Paudalho, pesquisa coordenada por SalronVeraldo (Jaifaleri) e gestão cultural da Baobá Produção Cultural, com partilha dos resultados e do dossiê “Território Ancestral”.
Rodas de conversa com lideranças religiosas, pesquisadores e gestores culturais, promovendo o diálogo entre tradição, política pública e território.
Exposição fotográfica “Território Ancestral”, com retratos dos terreiros e de suas lideranças.
Encerramento – Cine Teatro Marco Camarotti
Afoxé Povo de Ogunté
Apresentação que encerra a Mostra com canto, dança e celebração à ancestralidade.