Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Governo Set
Cidades

Obra de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio no Recife recebeu visita da governadora em exercício Priscila Krause


Obra de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio no Recife recebeu visita da governadora em exercício Priscila KrauseFoto: Hesíodo Góes/Secom

Na tarde da última quarta-feira (22), a governadora em exercício Priscila Krause visitou a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, no Centro do Recife, para acompanhar o avanço das obras no edifício, que tem grande simbolismo histórico e religioso para a capital e para Pernambuco.

“Hoje o Estado tem uma política sólida de preservação, com a Fundarpe atuando em sua plena capacidade e liderando 13 obras simultâneas, do Litoral ao Sertão, com o objetivo de conservar, restaurar e devolver patrimônios históricos e materiais à vida das pessoas. São R$ 75 milhões investidos nesse esforço. Temos exemplos aqui no Centro do Recife, como prédio do Diário de Pernambuco, o Liceu de Artes e Ofícios e o Cinema São Luiz, que retomou sua programação e voltou a ser um espaço de convivência e memória afetiva para a população”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.

Foram restaurados e recuperados elementos como o forro, cimalhas, tribunas, portadas, púlpitos, arco cruzeiro, pinturas, retábulos e balaústres (antiga mesa de comunhão que delimita os níveis e espaços no corpo da nave); a capela-mor, com o retábulo do Santíssimo Sacramento, tribunas, cimalhas, forro, revestimentos parietais em talha e pinturas apaineladas; a sacristia da Irmandade do Santíssimo Sacramento, com o nicho de N. Sra. da Soledade; a sacristia da Matriz, com arcaz em jacarandá; e subcoro com forro, capela de N. Sra. da Piedade, pia batismal e painel do Batismo de Cristo.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula ressaltou o trabalho pela manutenção da memória do povo de Pernambuco. “Estamos aqui visitando uma obra que a gente deu ordem de serviço exatamente um ano atrás e, em breve, será uma igreja totalmente restaurada aqui no coração do Recife. É mais um feito do Governo do Estado, que tem feito um trabalho incrível no tocante à restauração e manutenção da nossa memória. Tenho certeza de que a população vai gostar muito do resultado”, afirmou a titular da pasta.

Durante a execução da obra, foram feitas prospecções das camadas pictóricas dos bens integrados, para identificação da camada primitiva, e numa delas foi descoberta uma pintura artística no barrado liso do coro, possivelmente do século XIX, contendo arranjos florais reproduzidos por molde tipo estêncil. A obra é executada pela Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no valor de R$ 3,4 milhões.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, detalhou os trabalhos realizados para garantir que as ações de conservação e restauro sejam feitas integrando os espaços locais, mantendo viva a história e memória de cada espaço. “Pernambuco é o estado brasileiro com o quarto maior número de bens tombados em nível federal. Isso representa uma grande responsabilidade para o poder público e para todos os cidadãos. O diferencial em alguns patrimônios é que, além de restaurar, estamos dando novos usos, com muito cuidado para que a essência dos locais seja preservada”, explicou.

A Matriz do Santíssimo Sacramento, do bairro de Santo Antônio, localizada no Centro do Recife, é um dos principais exemplares do barroco colonial em Pernambuco. Sua construção iniciou-se em 1753 e foi concluída em 1790, sendo posteriormente enriquecida com pinturas e douramentos do artista Manuel de Jesus Pinto, entre 1790 e 1805. O templo, tombado em nível federal, abriga oito altares, duas capelas laterais, consistório no piso superior, dupla fileira de tribunas e duas sacristias. Por sua dimensão histórica, artística e religiosa, a igreja é considerada o “coração do Recife”, ponto de referência da fé católica e da memória urbana da capital.

 


Cachorro Quente
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário