Ex-presidente da câmara afirma sobre decisão do TCE-PE: “jamais houve qualquer funcionário fantasma na minha gestão”
Foto: Voz de Pernambuco O ex-presidente da câmara de vereadores de Carpina e atualmente vice-prefeito Dedé Lanches (PRD), divulgou na manhã desta quarta-feira (5), uma nota rebatendo a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), onde o mesmo foi multado e foram apontadas a existência de indícios de servidores fantasmas.
De acordo com a nota, a decisão que é de primeira instancia no TCE-PE ainda será objeto de discussão em recurso no próprio tribunal. O ex-presidente ainda afirmou que o relatório não apontou existência concreta de servidores fantasmas e negou a existência.
“Reafirmo, com serenidade e firmeza, que jamais houve qualquer funcionário fantasma na minha gestão à frente da Câmara Municipal” disse em nota.
E por fim, ele ainda fez uma afirmação sobre ser um debate não apenas no campo jurídico, mas disse ser também no campo político. Veja abaixo a nota completa divulgada pelo atual vice-prefeito e ex-presidente da câmara:
NOTA OFICIAL
O ex-presidente da Câmara Municipal e atual vice-prefeito de Carpina, Eraldo José do Nascimento – Dedé Lanche, vem a público se manifestar sobre a recente divulgação referente a julgamento inicial do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).
Antes de tudo, reafirmo meu total respeito ao TCE-PE e aos órgãos de controle, pilares fundamentais da democracia e do bom uso dos recursos públicos. Contudo, é preciso deixar claro à população de Carpina que a decisão divulgada é preliminar, fruto de primeira instância administrativa, e ainda será objeto de recurso, no qual todos os pontos serão devidamente demonstrados e esclarecidos.
Reafirmo, com serenidade e firmeza, que jamais houve qualquer funcionário fantasma na minha gestão à frente da Câmara Municipal. Esse fato pode ser constatado pelo próprio relatório, que não apontou a existência concreta de servidores fantasmas, tampouco aplicou qualquer penalidade relacionada a esse tema. É preciso responsabilidade ao tratar de coisa pública: não existe e nunca existiu servidor fantasma na gestão de Dedé Lanche.
Esse debate não é apenas jurídico — é político. E política, para nós, sempre foi feita com trabalho, transparência e compromisso com o povo de Carpina. Aqueles que querem deturbar os fatos por conveniência eleitoral encontrarão um adversário firme, que luta com a verdade, com a lei e com a força do povo ao seu lado.
Confio plenamente que, no momento oportuno, na instância recursal, a regularidade e lisura da minha gestão serão definitivamente reconhecidas. Sempre administrei com responsabilidade, zelo pelo dinheiro público e respeito à população, e assim continuarei fazendo.
Carpina, 05 de novembro de 2025.
Eraldo José do Nascimento (Dedé Lanche)
Ex-Presidente da Câmara Municipal de Carpina
Vice-Prefeito de Carpina











