Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Cidades

Governadora Raquel Lyra solicita sessão extraordinária da Alepe para votar projetos estratégicos para Pernambuco


Governadora Raquel Lyra solicita sessão extraordinária da Alepe para votar projetos estratégicos para PernambucoFoto: Miva Filho/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, encaminhou, na manhã desta terça-feira (30), à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), uma mensagem solicitando a convocação de sessão extraordinária para apreciação e votação de quatro projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento do Estado. As matérias tramitam em regime de urgência.

Entre os projetos, está o que propõe alterações na Lei nº 19.127, de 22 de dezembro de 2025, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2026. Também constam na pauta projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a contratar operações de crédito junto ao Banco do Brasil, à Caixa Econômica Federal e a instituições financeiras nacionais e internacionais, com o objetivo de refinanciar dívidas já existentes do Estado.

Outra proposta trata da alteração da Lei nº 19.123, de 18 de dezembro de 2025, que autoriza, em caráter excepcional, o repasse de recursos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) ao Poder Executivo estadual.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, a aprovação das matérias permitirá ao Estado substituir dívidas atuais por outras com prazos mais longos e juros mais baixos, trazendo benefícios diretos à administração pública e à população pernambucana.

“Estamos buscando o melhor para Pernambuco. Esses projetos possibilitam o refinanciamento de dívidas em condições mais vantajosas, garantindo ganhos para o Estado e para toda a população. Nosso objetivo é assegurar o desenvolvimento de Pernambuco, em parceria com o Legislativo estadual, apostando no crescimento baseado no trabalho”, destacou a governadora.

O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, reforçou que as propostas não representam aumento do endividamento estadual. “Trata-se de uma portabilidade da dívida, buscando melhores condições financeiras, o que contribui para a sustentabilidade fiscal do Estado e a melhoria do perfil da dívida pública”, explicou.

A expectativa do Governo do Estado é que os projetos sejam apreciados com brevidade pela Alepe, garantindo equilíbrio fiscal e continuidade das ações estratégicas para Pernambuco.

 


CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário