Governo de Pernambuco amplia segurança penitenciária com nomeação de 300 policiais penais
O Governo de Pernambuco nomeou 300 novos policiais penais para reforçar a segurança do sistema prisional do Estado. A nomeação foi assinada pela governadora Raquel Lyra e publicada na edição do Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (24).
Desde 2023, a atual gestão estadual já nomeou 672 policiais penais do total de 1.306 aprovados no concurso público realizado em 2021. Com essa nova convocação, o sistema prisional pernambucano passa a contar com 972 novos profissionais integrando o quadro da Polícia Penal.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, a medida reforça o compromisso do governo com a segurança pública e a valorização dos servidores.
A convocação integra o programa Juntos pela Segurança, iniciativa do Governo de Pernambuco que articula ações estratégicas em diferentes territórios do Estado, com foco na redução da violência e no fortalecimento da política de segurança pública e defesa social.
O secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Paulo Paes, também ressaltou a importância da chegada dos novos profissionais para o sistema prisional.
Nos anos de 2023 e 2024, o Governo de Pernambuco entregou 1.854 novas vagas no sistema prisional, sendo 954 no Presídio Policial Penal Leonardo Lago (PLL) e 900 na Unidade 2 do Presídio de Itaquitinga.
Atualmente, o Estado avança na ampliação da infraestrutura com a construção de 5.754 novas vagas prisionais. Deste total, 2.754 estão sendo implantadas no Complexo Prisional de Araçoiaba e 3.000 nas unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga (PIT). As obras têm previsão de conclusão até agosto de 2026.
Além disso, em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS) também passará por ampliação, com a criação de 155 novas vagas, reforçando ainda mais a capacidade do sistema penitenciário estadual.










