Governo de Pernambuco entrega UTI Pediátrica do Hospital da Restauração requalificada e equipada com novos aparelhos
Foto: Yacy Ribeiro/Secom A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra, no Recife, foi entregue nesta semana pelo Governo de Pernambuco após passar por um processo completo de requalificação. O setor, que dispõe de dez leitos, recebeu melhorias estruturais e novos equipamentos médicos voltados ao cuidado dos pacientes.
A governadora Raquel Lyra destacou que a entrega integra o compromisso da gestão com a melhoria da saúde pública no Estado. Segundo ela, a modernização da UTI Pediátrica e a chegada de novos equipamentos fazem parte de um conjunto de avanços pactuados para o Hospital da Restauração desde o início do governo, após escuta de profissionais, pacientes e acompanhantes, com foco em garantir atendimento seguro e digno à população.
De acordo com a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, as intervenções realizadas contribuem diretamente para um atendimento mais seguro às crianças. Ela ressaltou que cada melhoria, desde a estrutura física até os novos equipamentos, foi planejada para assegurar o tratamento adequado, oferecer mais conforto às famílias e às crianças e garantir melhores condições de trabalho às equipes de saúde.
As obras incluíram pintura das paredes, recuperação de janelas e bancadas, troca de portas e aplicação de piso vinílico. Também foram realizadas a substituição do sistema de climatização, a instalação de novo forro, a revisão do sistema elétrico e a modernização da iluminação. Durante o período de intervenções, os pacientes da UTI Pediátrica foram assistidos em outra ala pediátrica da unidade.
Após a requalificação, a UTI Pediátrica passou a contar com ventiladores mecânicos modernos, novos monitores multiparamétricos, utilizados para a análise contínua dos sinais vitais, e camas elétricas de última geração, que proporcionam mais conforto e segurança às crianças internadas.
Para o técnico em enfermagem Pedro Vitor, que atua há sete anos na unidade, a requalificação representa um avanço significativo no cuidado pediátrico. Ele afirmou que a nova estrutura e os equipamentos permitem oferecer mais segurança no tratamento, melhor suporte assistencial, maior conforto ao paciente e contribuem para a redução do tempo de internação.
O diretor geral do Hospital da Restauração, Petrus Andrade Lima, destacou que cada intervenção realizada tem como objetivo aprimorar a assistência à população e garantir condições dignas e seguras aos profissionais que atuam diariamente no hospital. Segundo ele, o esforço reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com uma saúde pública mais moderna, humana e eficiente.











