Governo de Pernambuco repassa R$ 200 milhões a escolas da rede estadual em 2025
Foto: Yacy Ribeiro/Secom O Governo de Pernambuco repassou, ao longo de 2025, um total de R$ 200 milhões para unidades de ensino da rede estadual por meio do programa Investe Escola. Os recursos foram destinados a melhorias na infraestrutura física e ao fortalecimento das atividades pedagógicas das escolas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o investimento contemplou 1.026 unidades escolares distribuídas em todas as regiões do estado. Os valores foram aplicados diretamente pelas escolas, conforme suas necessidades, seguindo as diretrizes do programa.
Segundo o Governo do Estado, além das melhorias estruturais, os repasses também incluíram ações complementares, como o Projeto Investe Tec, voltado para a aquisição de equipamentos tecnológicos para Escolas Técnicas Estaduais, e o Projeto de Incentivo às Bandas e Fanfarras de Pernambuco, que busca apoiar atividades culturais no ambiente escolar.
O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, explicou que o Investe Escola tem como finalidade descentralizar recursos financeiros para as unidades da rede pública estadual. “O objetivo é contribuir para a manutenção das estruturas pedagógica e física das escolas, promovendo melhores condições de funcionamento e fortalecendo a gestão escolar”, afirmou.
Criado pela Lei nº 17.488, de 25 de novembro de 2021, o programa Investe Escola permite que os recursos sejam utilizados na aquisição de materiais permanentes e de consumo, adequações de espaços, pequenas manutenções, além do apoio a ações pedagógicas e projetos educacionais desenvolvidos pelas próprias unidades de ensino.










