“O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência”, diz Raquel Lyra na Festa do Morro da Conceição
Fotos: Hesíodo Góes/Secom A governadora Raquel Lyra participou, nesta segunda-feira (8), da 121ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Esta foi a primeira festa realizada após a reconstrução completa do santuário, entregue em maio deste ano pelo Governo de Pernambuco, após o desabamento que deixou duas vítimas em agosto de 2024.
Durante a celebração, Raquel Lyra destacou o simbolismo da data e a ligação dos pernambucanos com a religiosidade popular. “Todos os anos venho agradecer as bênçãos, pedir proteção e reafirmar nosso compromisso com o povo do Recife e de Pernambuco, sempre guiados pelos valores que Nossa Senhora e Deus nos ensinaram. Conseguimos devolver ao povo o Santuário ligado à nossa identidade e tradição. O povo pernambucano é repleto de fé e resiliência”, disse a governadora.
O santuário foi totalmente restaurado com investimentos superiores a R$ 5 milhões, incluindo reconstrução da cobertura metálica, recuperação estrutural, novos forros e esquadrias, além de reforma da fachada e melhorias internas.
A vice-governadora Priscila Krause também participou e ressaltou a importância da devoção mariana no estado. Este ano, a festa tem como tema “Com o olhar voltado à Imaculada, reacendemos a chama da esperança”.
Para garantir segurança durante os 11 dias de programação, o Governo de Pernambuco reforçou a presença policial, com 1.200 militares, além de apoio da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Entre devotos que acompanharam a subida ao Morro, Rafael Bezerra, de 22 anos, falou sobre a emoção de participar mais uma vez da celebração. “É momento de a gente agradecer, pois a gente pede tanto. Nada mais justo que agradecer pelas bênçãos recebidas”, afirmou.
A cerimônia reuniu autoridades estaduais, fiéis e representantes da Arquidiocese de Olinda e Recife.












