Pernambuco conquista Selo Diamante em transparência pública no LNTP 2025
Foto: Yacy Ribeiro/Secom Pernambuco alcançou o Selo Diamante no ciclo 2025 do Levantamento Nacional de Transparência Pública (LNTP), obtendo 95,69% de conformidade e posicionando-se entre as unidades federativas mais transparentes do país. O desempenho representa um avanço de 10,05 pontos percentuais em comparação com 2024, mesmo diante dos critérios mais rígidos adotados pela Atricon dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
A governadora Raquel Lyra comemorou o resultado, destacando o compromisso da gestão. “Esse Selo Diamante comprova que Pernambuco virou a chave. Desde o primeiro dia do nosso governo, a gente decidiu que transparência ia ser a prática. Organizamos a casa, criamos uma política de transparência ativa e envolvemos todas as secretarias nesse trabalho. Isso é respeito com o dinheiro do povo pernambucano. É garantir que cada pessoa possa acompanhar, fiscalizar e ter confiança no que o governo faz”, declarou.
O Estado, que havia recebido o Selo Ouro em 2023 e 2024, chega agora ao nível máximo de reconhecimento em governo aberto e acesso à informação. O desempenho é resultado do conjunto de ações implementadas pela gestão, especialmente da Política Estadual de Transparência Ativa. Em 2025, o modelo passou a contar com ciclos de autoavaliação conduzidos pelas Unidades de Controle Interno (UCIs), ampliando o monitoramento permanente, a verificação de conformidade e a atualização das informações públicas.
Para o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Renato Cirne, o avanço demonstra o fortalecimento da governança. “Este selo é fruto da dedicação e articulação integrada de toda a administração estadual. Instituímos a Política de Transparência Ativa, modernizamos o Portal da Transparência e padronizamos as informações institucionais. Com isso, o Estado consolida uma gestão pública verdadeiramente aberta e fortalece o controle social”, afirmou.
A Rede Estadual de Transparência, coordenada pela SCGE, também foi decisiva para o avanço. De acordo com João Amaral, gerente-geral de Transparência e Participação, o trabalho integrado das equipes foi potencializado ao longo do ano com formações, oficinas e visitas técnicas. “A grande marca de 2025 foi a criação dessa rede de apoio à transparência, que passou a contar de forma muito direta com as Unidades de Controle Interno. A interação funcionou muito bem para fomentar e instigar o monitoramento da transparência no Estado como um todo. Isso descentralizou o trabalho, integrou as equipes e fez com que tudo fluísse melhor”, explicou.
O esforço conjunto de secretarias estratégicas — entre elas Administração (SAD), Fazenda (Sefaz), Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Saúde (SES) e a própria SCGE — também foi determinante para corrigir pendências e qualificar informações de contratos, obras, dados fiscais, renúncias e acessibilidade. Além disso, o Portal da Transparência passou por um processo de modernização, ganhando novos filtros, séries históricas e conteúdo reorganizado, ampliando a clareza e a acessibilidade das informações ao cidadão.












