PF deflagra operações contra crimes de abuso sexual infantil em Pernambuco
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), duas operações voltadas ao combate de crimes relacionados ao abuso sexual infantil na internet. As ações, denominadas “Frater Tenebrarum” e “Infantia Tutela”, foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER/PE), da Superintendência Regional da PF em Pernambuco.
No total, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Gravatá, relacionados a dois inquéritos instaurados em 2025. Os policiais buscam computadores, celulares, notebooks e outros dispositivos que possam armazenar imagens ou vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil.
A PF informou que, a depender do material apreendido e dos resultados das perícias, os investigados poderão responder pelos crimes de armazenamento e divulgação de conteúdo envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes, cujas penas variam de 4 a 10 anos de reclusão, somadas.
Todo o conteúdo recolhido será encaminhado para exame pericial, com o objetivo de identificar evidências dos crimes praticados no ambiente virtual.
Os nomes das operações têm origem no latim: “Frater Tenebrarum” (“Irmão das Trevas”) faz referência à prática dos crimes de forma oculta, possivelmente cometida por um dos dois irmãos investigados. Já “Infantia Tutela” (“Proteção Infantil”) destaca o trabalho da PF no enfrentamento a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes.
A Polícia Federal também reforçou a importância da orientação e do acompanhamento por parte de pais e responsáveis quanto ao uso da internet por crianças e adolescentes, alertando para os riscos e ressaltando a necessidade de monitoramento das atividades digitais.











