Governo de Pernambuco reforça infraestrutura hospitalar e garante funcionamento da Carreta da Mulher em 2026
Foto: Yacy Ribeiro/Secom O Governo de Pernambuco iniciou 2026 intensificando investimentos na área da saúde, com ações voltadas à ampliação da infraestrutura hospitalar e à continuidade de programas estratégicos em todo o Estado. Entre as iniciativas, está a garantia do funcionamento da Carreta da Mulher Pernambucana, que já contabiliza cerca de 60 mil atendimentos realizados.
Segundo o governo estadual, as ações envolvem melhorias estruturais em unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife e do interior, além da modernização de equipamentos e ampliação da rede de atendimento especializado.
De acordo com a governadora Raquel Lyra, os investimentos refletem o compromisso da gestão com a assistência à população. “Estamos cuidando da saúde das pernambucanas e dos pernambucanos com ações em diversas frentes. Avançamos na entrega de obras históricas, como o Hospital da Mulher do Agreste, e seguimos modernizando grandes emergências do Estado”, afirmou.
Um dos principais destaques é a requalificação do Hospital da Restauração (HR), no Recife, que passa pela primeira grande obra estrutural desde sua inauguração, na década de 1960. Parte do sétimo andar já foi entregue, enquanto os serviços do sexto andar — que abrigam Ortopedia, Traumatologia e Neurocirurgia — e do oitavo andar, destinado à Clínica Geral, estão em fase final de conclusão.
Além das intervenções físicas, a unidade recebeu novos equipamentos, como ressonância magnética, tomógrafos, aparelhos de ultrassonografia, hemodinâmica e a modernização completa do bloco cirúrgico e da área diagnóstica.
O governo estadual também mantém ações de manutenção preventiva em outras grandes emergências de Pernambuco, como os hospitais Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Agamenon Magalhães e Regional do Agreste. Além disso, dez hospitais regionais e o HEMOPE passam por serviços de manutenção predial e corretiva.
Na área materno infantil, o Hospital da Mulher do Agreste (HMA), entregue em maio de 2025, foi a primeira de cinco maternidades previstas no plano estadual. Com investimento de R$ 84,8 milhões, a unidade tem capacidade para realizar mais de 700 partos mensais.
Outras maternidades estão em construção nos municípios de Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Igarassu. As quatro unidades somam investimento de R$ 240 milhões e irão acrescentar 550 novos leitos à rede estadual de saúde.
Desde 2023, o Governo de Pernambuco já nomeou 2.939 profissionais da saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas unidades estaduais e fortalecendo a assistência à população.
Criado para enfrentar a demanda reprimida por exames, consultas e cirurgias, o programa Cuida PE já realizou mais de 250 mil cirurgias eletivas desde 2023. As filas de exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea, foram zeradas em 135 municípios pernambucanos, o equivalente a 62,5% das cidades do Estado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as ações têm contribuído para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir desigualdades regionais.











