Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Falub
Cidades

Pernambuco amplia vacinação contra HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos


Pernambuco amplia vacinação contra HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ampliou o período de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens com idades entre 15 e 19 anos. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo o resgate vacinal de pessoas que não receberam o imunizante no período regular.

A estratégia, de abrangência nacional, busca ampliar a proteção individual e coletiva contra o HPV, vírus associado a diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. As ações de imunização desse público devem ser executadas pelos municípios ao longo de todo o primeiro semestre deste ano. Anteriormente, o prazo para o resgate vacinal estava previsto para encerrar em dezembro de 2025.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a recomendação também reforça a realização de ações extramuros, com vacinação em locais como escolas, universidades e espaços de grande circulação de pessoas, a exemplo de shoppings, com o objetivo de facilitar o acesso do público-alvo ao imunizante.

A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação e é ofertada rotineiramente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Em Pernambuco, a cobertura vacinal atual é de 76,88% entre o público feminino e 63,81% entre o masculino. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% de cobertura.

No estado, o imunizante também é disponibilizado por meio da estratégia de Vacinação nas Escolas, realizada em parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e Educação. Ao longo do ano letivo de 2025, foram aplicadas 10.870 doses da vacina contra o HPV em unidades escolares.

Durante essas ações, também são ofertadas outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, como as contra Covid-19, Tríplice Viral, Influenza, Febre Amarela, Tétano e Hepatite B.

 


CESP Carpina
Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário