Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
BLOCO BILHETE ÚNICO
Cidades

Pernambuco constrói 5.754 novas vagas no sistema prisional e reforça política de segurança


Pernambuco constrói 5.754 novas vagas no sistema prisional e reforça política de segurançaFoto: Janaína Pepeu/Secom

O Governo de Pernambuco está ampliando a infraestrutura do sistema prisional com a construção de 5.754 novas vagas em unidades localizadas nos municípios de Araçoiaba, Itaquitinga e Caruaru. As obras fazem parte das ações do programa Juntos pela Segurança e têm previsão de conclusão até agosto de 2026.

Do total de vagas em implantação, 2.754 estão sendo construídas no Complexo Prisional de Araçoiaba. Outras 3 mil vagas estão distribuídas entre as unidades 3, 4 e 5 do Presídio de Itaquitinga. Em Caruaru, a Penitenciária Juiz Plácido de Souza passará por ampliação, com a criação de mais 155 vagas.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo das obras é reduzir a superlotação, melhorar as condições estruturais das unidades e criar ambientes adequados para a custódia e ressocialização das pessoas privadas de liberdade. Entre 2015 e 2022, foram abertas 1.858 vagas no sistema prisional pernambucano.

Além da construção de novas unidades, o Estado tem promovido a desativação de presídios considerados inadequados do ponto de vista estrutural. Em 2025, a Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, iniciou processo de demolição após cerca de 50 anos de funcionamento, em razão das condições precárias do imóvel. No mesmo ano, também foi desativado o Presídio Asp. Marcelo Francisco de Araújo (Pamfa), localizado no Complexo Prisional do Curado, no Recife.

Ainda em 2025, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) desativou 12 cadeias públicas em diferentes municípios do Estado. Os detentos foram transferidos para outras unidades, permitindo a reorganização do efetivo da Polícia Penal e a redução de custos operacionais.

O Governo de Pernambuco também informou que as ações no sistema prisional incluem a nomeação de novos policiais penais, investimentos em educação e qualificação profissional das pessoas privadas de liberdade. Em dezembro de 2025, 300 policiais penais foram nomeados. No mesmo período, foi inaugurada a 23ª unidade escolar do sistema penitenciário estadual, além da implantação das primeiras fábricas em unidades prisionais, voltadas à formação profissional.

As iniciativas integram a política estadual de segurança pública e ressocialização, com foco na ampliação de vagas, melhoria das condições estruturais e fortalecimento das ações de reintegração social.

 


CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário