Governadora Raquel Lyra prestigia final do X1 Brazil na Arena de Pernambuco, em palco histórico do esporte
Foto: Hesíodo Góes/Secom A governadora Raquel Lyra prestigiou, neste sábado (7), a final do X1 Brazil, realizada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O evento entrou para a história do esporte nacional ao levar, pela primeira vez, a modalidade para dentro de um estádio de futebol. A competição reuniu 32 dos principais atletas do país e consolidou Pernambuco como palco de grandes eventos esportivos, que unem esporte, inclusão social e geração de oportunidades para jovens talentos.
“A Arena de Pernambuco hoje é sede da final brasileira do X1, e é claro que não podia ser em outro lugar além daqui. Quem revelou esse esporte para o mundo agora é sede de um esporte que é inclusão, que traz a galera da periferia, que envolve a juventude, que permite a gente ter uma festa linda como essa. Viva o X1”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A final contou com um público superior a 11 mil pessoas e teve apoio institucional do Governo de Pernambuco. Para a diretora da Arena de Pernambuco, missionária Michele Collins, o evento também teve um forte simbolismo social. “Estamos muito felizes em receber a final do X1 Brazil, permitindo que tantos jovens, principalmente da periferia, possam estar aqui, torcendo e vibrando. É muito bom trazer as pessoas para este espaço tão importante que é a Arena de Pernambuco”, destacou.
A secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, ressaltou o crescimento da modalidade e o papel do Estado no fortalecimento do setor esportivo. “O X1 vem crescendo bastante e hoje vemos isso aqui, em um sábado à noite, com a Arena cheia. O Governo do Estado vem impulsionando esse movimento de empoderamento do esporte e chega junto com programas como o Bolsa Atleta para fortalecer ainda mais”, afirmou.
A programação incluiu jogos preliminares com atletas do ranking profissional do X1 Brazil e a grande final entre o pernambucano Daniel Coringa e Berô Paraíba, que ficou com o troféu da competição.
De acordo com o presidente do X1 Brazil, Hugo Leonardo Loureiro, a escolha da Arena de Pernambuco como palco da decisão simboliza o crescimento da modalidade. “Hoje a transmissão da final foi feita ao vivo para oito países. É uma conquista muito grande, porque conseguimos o nosso objetivo, que é tirar o X1 das comunidades e fazer com que ele seja uma ferramenta de transformação social na vida de muita gente”, afirmou.











