Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
BLOCO BILHETE ÚNICO
Cidades

Governo de Pernambuco lança política estadual que prevê mais de 33 mil castrações gratuitas de cães e gatos


Governo de Pernambuco lança política estadual que prevê mais de 33 mil castrações gratuitas de cães e gatosFoto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora Raquel Lyra lançou, nesta sexta-feira (6), a Política Estadual de Controle Populacional Ético de Cães e Gatos, que prevê a realização de mais de 33 mil castrações gratuitas em todo o estado de Pernambuco. A iniciativa será executada pela Secretaria Executiva da Causa Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas).

Com investimento de R$ 20 milhões, os atendimentos terão início ainda em fevereiro, por meio de unidades móveis itinerantes, conhecidas como castramóveis, que irão percorrer diversos municípios pernambucanos. O lançamento ocorreu em Olinda e contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.

Segundo o Governo do Estado, o serviço será disponibilizado à população por meio de agendamento online, no site go.petsapp.com.br/0CUlws. Os primeiros atendimentos estão previstos para ocorrer a partir do dia 19 de fevereiro, na Rua Almirante Nelson Fernandes, no bairro de Boa Viagem, no Recife. O município de Camaragibe será o próximo a receber a ação, a partir de 10 de março.

As castrações contemplarão cães e gatos de todos os portes, com implantação de microchip para monitoramento, além do fornecimento de todos os insumos necessários para a realização segura dos procedimentos. A política integra estratégias de proteção animal e saúde pública, com foco na prevenção e no controle de zoonoses.

Durante o lançamento, a governadora destacou a importância da iniciativa para a construção de uma cultura de cuidado e responsabilidade com os animais. O secretário da Semas, Daniel Coelho, afirmou que o programa é o maior da região Nordeste voltado ao controle populacional responsável de cães e gatos e que a expectativa é reduzir, ao longo dos próximos cinco anos, o número de animais em situação de rua.

O evento também contou com a participação do deputado estadual Antônio Moraes, que ressaltou a relevância da criação de uma política pública voltada à causa animal, além do médico veterinário e especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, conhecido como Dr. Pet, que ministrou uma palestra sobre comportamento canino.

 


Cachorro Quente
CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário