Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
BLOCO BILHETE ÚNICO
CAMPANHA IPVA 2026
Cidades

Indicadores mostram queda expressiva da violência em Pernambuco no início de 2026


Indicadores mostram queda expressiva da violência em Pernambuco no início de 2026Foto: Hesíodo Góes/Secom

Pernambuco registrou, em janeiro de 2026, o melhor desempenho da série histórica nos indicadores de violência letal, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). O Estado contabilizou 252 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o menor número já registrado para o mês desde o início da série, em 2004, representando uma redução de 12,8% em comparação com janeiro de 2025, quando foram registrados 289 casos.

Os números marcam o início do quarto ano de execução do programa Juntos Pela Segurança e apontam para a consolidação da política pública de enfrentamento à violência adotada pelo Governo de Pernambuco. De acordo com a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), a redução dos homicídios foi observada na maior parte do território estadual.

Das 26 Áreas Integradas de Segurança (AISs) existentes em Pernambuco, 15 apresentaram queda nas ocorrências de mortes violentas, quatro mantiveram estabilidade e sete registraram aumento no indicador. O resultado demonstra uma tendência de redução distribuída em diversas regiões do Estado.

Além dos crimes letais, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram queda expressiva. Em janeiro, houve redução de 44,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 1.249 roubos a menos. Das 26 AISs, 22 registraram diminuição nos casos, três permaneceram estáveis e apenas uma apresentou crescimento.

Os dados também indicam avanços no enfrentamento à violência contra a mulher. Os homicídios de mulheres caíram 12,5%, passando de 16 registros em janeiro de 2025 para 14 casos em janeiro de 2026.

No recorte específico de Roubos e Furtos de Veículos, Pernambuco alcançou o melhor resultado desde fevereiro de 2022, o que representa o melhor desempenho dos últimos 48 meses. O número de ocorrências caiu 25,3%, saindo de 1.702 registros em janeiro de 2025 para 1.271 em janeiro deste ano. A redução foi observada em 20 das 26 Áreas Integradas de Segurança.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, os resultados refletem ações integradas de planejamento, uso de inteligência e reforço na presença das forças de segurança, com foco na redução da criminalidade e na preservação de vidas em todo o Estado.

 


Cachorro Quente
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
CESP Carpina

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário