Lacca Laboratório
Falub
Farmácia Rangel
BLOCO BILHETE ÚNICO
CAMPANHA IPVA 2026
Cidades

Nova Secretaria Executiva fortalece políticas públicas para pessoas com deficiência em Pernambuco


Nova Secretaria Executiva fortalece políticas públicas para pessoas com deficiência em PernambucoFoto: Charlles Arthur / SJDH

O Governo de Pernambuco instituiu, de forma inédita, a Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH). A nova pasta passa a atuar na formulação, articulação e fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em todo o Estado.

A criação da secretaria executiva foi oficializada por meio do Decreto nº 60.300, de 30 de janeiro de 2026, e atende a reivindicações históricas do segmento. A proposta também foi aprovada durante a última Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa representa um avanço institucional ao estabelecer uma estrutura administrativa dedicada exclusivamente à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, ampliando a articulação entre políticas públicas e ações já existentes, como o programa PE Acessível.

A secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, destacou que a criação da nova secretaria executiva reforça o compromisso do Estado com a construção de políticas públicas permanentes, transversais e dialogadas com a sociedade civil.

Com a implantação da nova pasta, representantes da defesa dos direitos das pessoas com deficiência avaliam a medida como um avanço na promoção da cidadania e no fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público em Pernambuco.

A Secretaria Executiva de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência será comandada por Marcos Gervasio, que passa a responder pela articulação das ações da pasta nos territórios do Estado e pelo diálogo com organizações da sociedade civil.

Jornalista, pós-graduado em gestão pública, psicanalista clínico e consultor em acessibilidade, Marcos Gervásio atua há anos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Possui experiência na gestão pública municipal, é sócio fundador da Associação Caruaruense de Pessoas Cegas e participa do controle social por meio dos conselhos de direitos. Atualmente, ocupa a vice-presidência do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Pernambuco.


CESP Carpina
Armazém Loureço
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário