Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
BLOCO BILHETE ÚNICO
Cidades

Raquel Lyra conduz premiação do Juntos pela Segurança e ressalta trabalho integrado


Raquel Lyra conduz premiação do Juntos pela Segurança e ressalta trabalho integradoFoto: Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (9), a solenidade de premiação do Juntos pela Segurança, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), que reconheceu profissionais e gestores que se destacaram, ao longo de 2025, pela redução da violência e pela melhoria dos principais indicadores criminais do Estado.

O evento ocorreu durante a primeira reunião do ano do Juntos pela Segurança e reuniu representantes das forças de segurança, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, reforçando a integração entre as instituições.

A solenidade foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no centro do Recife. Durante o evento, a governadora ressaltou a importância do trabalho conjunto no enfrentamento à criminalidade.

Segundo ela, os resultados alcançados são fruto de planejamento, responsabilidade e integração entre as instituições públicas. Raquel Lyra destacou ainda que o modelo adotado pelo programa é baseado em metas, indicadores monitorados permanentemente e ações articuladas.

Ao todo, 15 prêmios foram entregues a comandantes, delegados, secretários-executivos, juízes, promotores de Justiça e defensores públicos, reconhecidos pelo desempenho estratégico e pelos resultados obtidos na condução das políticas de segurança pública.

 

Outras premiações ainda serão realizadas em ocasiões futuras.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, enfatizou que os avanços registrados são resultado de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e compromisso público. Representantes do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública também destacaram a importância da atuação integrada entre os poderes para o fortalecimento da segurança pública no Estado.

Dados apresentados durante o encontro apontam que, em 2025, Pernambuco registrou a menor taxa histórica de Mortes Violentas Intencionais (MVI) por 100 mil habitantes, além do segundo menor número absoluto de vítimas desse indicador.

Na comparação com 2024, houve redução de 329 vítimas, representando uma queda de 9,5%, com diminuição registrada em 17 Áreas Integradas de Segurança (AISs).

O Estado também alcançou, em 2025, o menor índice de roubos dos últimos 15 anos.

Durante a reunião, a governadora informou que não haverá suspensão das convocações de concursos públicos na área de segurança, reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento das forças de segurança, conforme o planejamento e o cronograma estabelecidos.


Cachorro Quente
CESP Carpina
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário