Governadora de Pernambuco decreta situação de emergência em 27 cidades sendo nove na Mata Norte
Foto: Miva Filho/Secom Neste sábado (2), a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), decretou situação de emergência em 27 cidades do estado, sendo nove delas que da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Entre as cidades da Mata Norte estão: Paudalho, Vicência, Nazaré da Mata, Aliança, Buenos Aires, Goiana, Glória do Goitá, Itambé e Timbaúba.
O decreto foi publicado na edição extra do diário oficial e conta com prazo de 180 dias e com isso deve acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao Governo Federal.
Em meio a uma reunião virtual com prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da zona da Mata Norte do estado, na tarde deste sábado (2), o anuncio foi feito e contou com a participação do Diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão. A governadora de Pernambuco Raquel Lyra também anunciou as ações do estado para assistência para famílias impactadas.
“Conversamos com os prefeitos e prefeitas de cidades afetadas, o Estado está decretando situação de emergência para poder a gente continuar apoiando os municípios no restabelecimento da normalidade e buscar junto ao governo federal investimentos para as ações. Também debatemos com os prefeitos o passo seguinte. Primeiro era o resgate e salvamento das pessoas que estavam afetadas pelas chuvas, foram mais de 800 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros junto com a Defesa Civil e os municípios. Agora ajuda humanitária acontecendo, distribuição de colchões, mantimentos, apoio, abertura de escolas para colocar os desabrigados”, declarou a governadora Raquel Lyra.
O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações. Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações.
Na reunião, também foram levantados pelos prefeitos alguns danos causados pelas chuvas em suas cidades para poder receberem apoios nas ações de reconstrução. “Gostaria de agradecer ao apoio do governo estadual a Timbaúba, incluindo envio de um helicóptero para resgatar pessoas isoladas na zona rural que precisaram de atendimento. Nossa maior preocupação agora é a zona rural e os distritos sem acesso à cidade”, contou o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo.
Até o momento, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de 807 pessoas. A Defesa Civil do Estado já registrou 1601 pessoas desabrigadas e 1389 pessoas desalojadas. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já destinou a municípios afetados 1354 colchões, 2158 lençóis, 504 kits de limpeza e 404 kits de higiene.
Confira a lista dos municípios em situação de emergência:
1 – Abreu e Lima
2 – Aliança
3 – Araçoiaba
4 – Buenos Aires
5 – Camaragibe
6 – Goiana
7 – Glória do Goitá
8 – Igarassu
9 – Ilha de Itamaracá
10 – Ipojuca
11 – Itambé
12 – Itapissuma
13 – Jaboatão dos Guararapes
14 – Limoeiro
15 – Moreno
16 – Nazaré da Mata
17 – Olinda
18 – Passira
19 – Paudalho
20 – Paulista
21 – Pombos
22 – Recife
23 – São Lourenço da Mata
24 – São Vicente Férrer
25 – Timbaúba
26 – Vicência
27 – Vitória de Santo Antão










