Pernambuco registra maior queda no desemprego do país no primeiro trimestre de 2026
Foto: Yacy Ribeiro/Secom Pernambuco registrou a maior queda na taxa de desemprego entre os estados brasileiros no primeiro trimestre de 2026, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (14) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Estado alcançou taxa de desocupação de 9,2%, ante os 11,6% registrados no mesmo período de 2025.
De acordo com o levantamento, este é o melhor resultado de Pernambuco desde 2015. Ainda segundo os dados do IBGE, 107,3 mil pessoas deixaram a situação de desocupação no primeiro trimestre de 2026 em comparação com igual período do ano passado.
O levantamento também aponta crescimento de 31,5 mil pessoas ocupadas no Estado e redução de 61,4 mil trabalhadores subocupados por insuficiência de horas trabalhadas.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que os resultados refletem ações voltadas à geração de empregos e à atração de investimentos para o Estado. Segundo ela, obras de infraestrutura e medidas de incentivo econômico têm contribuído para o fortalecimento do mercado de trabalho.
O secretário estadual de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, destacou que os dados acompanham outros indicadores econômicos positivos registrados em Pernambuco nos últimos meses. Ele mencionou resultados ligados aos setores da indústria, comércio e crescimento econômico estadual.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, ressaltou que a melhora ocorreu em um período historicamente marcado pelo encerramento de vagas temporárias, indicando avanço nos indicadores do mercado de trabalho pernambucano.










