Governo de Pernambuco anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer agricultura familiar e segurança hídrica
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um pacote de investimentos de R$ 75,5 milhões voltado ao fortalecimento da agricultura familiar, ampliação da segurança hídrica e desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco. As ações devem beneficiar direta e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado.
O pacote contempla a implantação e entrega de cisternas, distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas, além da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
Segundo o Governo do Estado, mais de R$ 45 milhões serão destinados às ações de segurança hídrica, com a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata.
Na área de mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.
Também foram distribuídos 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras, sulcadores, plantadeiras e reboques. Além disso, a Adagro recebeu 32 novos veículos para reforçar as atividades de defesa agropecuária em Pernambuco.
Durante o anúncio, a governadora Raquel Lyra destacou que os investimentos buscam ampliar as oportunidades para quem vive no campo e fortalecer a produção rural.
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, afirmou que as iniciativas representam um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Estado para o desenvolvimento rural, com foco no aumento da produtividade e geração de renda para os agricultores familiares.
O deputado estadual Doriel Barros ressaltou a importância da agricultura familiar no abastecimento alimentar, enquanto a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, destacou que os investimentos fortalecem as políticas públicas voltadas ao meio rural.
A solenidade contou ainda com a presença de parlamentares estaduais, prefeitos e representantes de órgãos ligados ao setor agropecuário, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Adagro, Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), ProRural e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).










