Operações da Polícia Federal miram suspeitos de crimes contra crianças e adolescentes em Recife
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), as operações Rastilho e Rastro, com o objetivo de combater possíveis crimes relacionados ao armazenamento, divulgação e comercialização de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil por meio de aplicativos de comunicação digital.
As ações ocorreram simultaneamente em dois bairros da cidade do Recife. Durante a Operação Rastilho, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela 36ª Vara Federal de Pernambuco em um endereço localizado no bairro da Imbiribeira.
Já a Operação Rastro cumpriu mandado de busca e apreensão determinado pela 4ª Vara Federal de Pernambuco em um imóvel situado no bairro de Jardim São Paulo.
Segundo a Polícia Federal, os materiais apreendidos nas duas operações serão submetidos a exames periciais e análises forenses com o objetivo de identificar possíveis evidências relacionadas aos crimes investigados.
De acordo com a corporação, a depender do resultado das perícias, os investigados poderão responder por crimes relacionados ao armazenamento, divulgação e comercialização de material contendo abuso sexual de crianças e adolescentes.
A Polícia Federal ressaltou que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil” em determinados dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), organismos internacionais e especialistas recomendam a utilização das expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por representarem de forma mais adequada a gravidade desses crimes.
A instituição também reforçou a importância da prevenção e da vigilância no ambiente digital, orientando pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e adolescentes, além de manterem diálogo constante sobre segurança online e incentivarem a comunicação de situações suspeitas que possam representar riscos.












