Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Governo Set
Governo
Governo PE
Carpina

Comissão de Meio Ambiente da ALEPE visita lixão de Carpina


Comissão de Meio Ambiente da ALEPE visita lixão de Carpina

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia conheceu, nesta quarta (16), o lixão do município de Carpina, na Zona da Mata Norte. A cidade descarta todo o lixo no canavial do Sítio Três Paus, o que inclui resíduos hospitalares, industriais, até caixões e restos mortais. A presença desses materiais e dos gases produzidos por eles trazem prejuízos para o meio ambiente e para a saúde dos catadores e dos moradores da vila próxima ao lixão. O catador José Luis da Silva, que trabalha há 15 anos no local, falou sobre o perigo de lidar com esses materiais: “Aqui a gente fura a mão com agulha hospitalar, que às vezes tem restos de sangue ou soro”, reclamou.

Os parlamentares decidiram fazer a visita ao lixão após denúncias veiculadas na imprensa, em junho deste ano. Estudantes relataram que os detritos cobriram uma estrada e que eles precisavam caminhar no meio dos resíduos para pegar o transporte escolar. Após as reportagens, a prefeitura tomou algumas medidas: providenciou a retirada de resíduos da estrada, cercou a área do lixão e distribuiu equipamentos de proteção individual aos catadores cadastrados.

Carpina ainda não cumpriu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, determinando que  até agosto de 2014 todos os municípios brasileiros deveriam erradicar os lixões e implantar aterros sanitários e programas de coleta seletiva e reciclagem. No ano passado, o Ministério Público de Pernambuco propôs um termo de ajustamento de conduta, aumentando o prazo para as cidades se adaptarem à norma federal. Carpina assinou o termo, mas ainda não cumpriu as medidas. O lixão da cidade fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras. O secretário, Preto do Ipsep, afirma que a prefeitura não tem verba para implantar um aterro sanitário. “Nenhum município hoje tem condições, a não ser com ajuda do Estado ou da União”, frisou.

Os deputados Antônio Moraes(PSDB), que requereu a visita, e Botafogo(PDT), ex-prefeito de Carpina, se comprometeram a realizar uma emenda conjunta para viabilizar a execução do aterro sanitário no município. “Carpina não pode continuar na situação em que se encontra. A gente quer resolver isso definitivamente”, afirmou Moraes.  Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Zé Maurício(PP), informou que vai juntar esforços com a Comissão de Negócios Municipais e a Frente Parlamentar de Resíduos Sólidos da Assembleia, para fazer cumprir a determinação de implantação de aterros sanitários no Estado.

Fonte: Site oficial da ALEPE


CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário