Governo do Estado
Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Nacional

Governo Federal divulga cartilha de orientação sobre estímulo precoce em bebês com microcefalia


Governo Federal divulga cartilha de orientação sobre estímulo precoce em bebês com microcefalia

Foto: Pref. Sto.Antônio das Missões/RS

Foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Governo Federal, uma cartilha com orientações de atendimento especial a crianças de zero a três anos, que estejam com atraso no desenvolvimento psicomotor, decorrente de casos de microcefalia causados pelo vírus zika. O documento, voltado às equipes de atenção básica e de atenção especializada, traz recomendações sobre a importância da estimulação precoce nessas crianças.

Na cartilha que já está disponível para consulta, na internet, no site do Ministério da Saúde, faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo governo federal em dezembro de 2015. Além dos profissionais de saúde, familiares de crianças com microcefalia também receberão informações mais detalhadas sobre tema. O Governo espera garantir uma melhor observação de quais capacidades a criança já deve ter em cada fase do desenvolvimento inicial.

O ministério avalia que a estimulação da criança na janela de até três anos de idade é importante para reduzir do nível de comprometimento causado pela mal formação. Estas diretrizes de estimulação precoce foram elaboradas por pesquisadores, especialistas e profissionais experientes de todo o País. No documento constam orientações sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, a análise das condições cognitivas, visuais e auditivas, a inserção social, uso de cadeira de rodas e bengalas e apoio da família.

O plano pretende fazer com que a criança tenha mais autonomia e qualidade de vida, minimizando possíveis sequelas decorrentes da doença. O apoio familiar, segundo o secretário, será estimulado pelos profissionais de saúde, visando o acolhimento mais cuidadoso e carinhoso possível para a criança com a doença.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde


CESP Carpina
Cachorro Quente
Armazém Loureço
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário