No combate ao Zika Vírus, Governo fortalece integração com Estados
Foto: Adalberto Marques / Ascom MI
Buscando intensificar os combates ao Zika Vírus, os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, se reuniram nesta quarta-feira (13), na Sala Nacional de Coordenação e Controle do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. Eles discutiram os próximos passos das ações que estão sendo tomadas em parceria pelos governos federal, estaduais e municipais para tentar minimizar o máximo possível as ações do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e zika.
Os políticos avaliaram medidas já tomadas e fizeram uma videoconferência com representantes do Ceará, que coordenam o trabalho regional. Reuniões com todos os Estados estão previstas para os próximos dias. Essa interação, segundo o ministro da Saúde, é fundamental para avaliar as necessidades regionais e dar maior celeridade aos trabalhos.
A intenção de acordo com o ministro da Saúde, é mobilizar toda a sociedade para visitar o maior número de possível de casas de todo o País até o final de janeiro. “Todo nosso objetivo é não deixar o mosquito nascer, e isso se faz destruindo os criadouros. E onde não der para destruir, usaremos os larvicidas. Mas o mosquito não pode nascer“, afirmou.
Instituída pelo Decreto nº 8.612, de 21 de dezembro de 2015, a sala tem o objetivo de gerenciar e monitorar, em parceria com Estados e municípios, as ações de mobilização e combate ao mosquito em todo o território nacional. Para o ministro Gilberto Occhi, é importante essa articulação promovida, visando uma otimização dos recursos empregados no combate ao mosquito transmissor.
Vale salientar, que o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia foi lançado no início de dezembro pela presidenta Dilma Rousseff, em visita a Recife (PE), com o objetivo de intensificar a mobilização entre diferentes ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com Estados e municípios, para conter novos casos de microcefalia.
As reuniões são formadas pelos ministérios da Integração Nacional, Saúde, Defesa, Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Casa Civil e pela Secretaria de Governo da Presidência da República, em parceria com os governos estaduais e municipais.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional