Falub
Lacca Laboratório
Governo do Estado
Farmácia Rangel
Interior

Agricultores realizam despesca de camarão marinho no Sertão de Pernambuco


Agricultores realizam despesca de camarão marinho no Sertão de Pernambuco

Na última quinta-feira (5), foi realizada a segunda despesca de camarões marinhos e de tilápias, produzidos por agricultores familiares do Sertão Pernambucano. A atividade foi realizada na Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente, localizada na Agrovila 8, no município de Ibimirim, com assistência técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), em parceria com o DNOCS, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos e Prefeitura de Ibimirim.

Duas famílias realizaram a despesca, abatendo 24 quilos de camarões de 13,7g, que representaram 30% do total povoado, sendo o restante,  juntamente com as tilápia, transferidos para uma segunda etapa de engorda em outro tanque, previamente abastecido e fertilizado. A venda local, de pouco mais da metade dos crustáceos, foi suficiente para cobrir os custos de produção do camarão.

A unidade demonstrativa é um sistema integrado que funciona em três etapas. Na primeira, a água é dessalinizada pelo equipamento, através da osmose inversa. Em seguida, o efluente da dessalinização, que não pode ser jogado diretamente no solo, devido ao seu potencial degradante, é colocado em tanques para o cultivo de tilápia. Por fim, a água proveniente da criação dos peixes é utilizada para irrigação da erva-sal, que é um alimento de alto teor proteico para caprinos e ovinos.

O IPA é um dos pioneiros da carcinicultura brasileira e, desde 1980, vem realizando vários trabalhos de pesquisa e assistência técnica aos agricultores, em parceria com o Departamento de Pesca da UFRPE. Isso permitiu propor aos produtores a introdução do camarão marinho, para ser criado junto com a tilápia, conforme metodologia já utilizada, com o camarão de água doce, em projetos anteriores na Zona da Mata Pernambucana.

 

 

Informações – Núcleo de Comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

 


Cachorro Quente
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário