Governo do Estado
Falub
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Destaques

Fraude no Enem é constatada em Salvador


Fraude no Enem é constatada em Salvador

Um Mandado de Busca e Apreensão foi cumprido nesta sexta-feira (19), pela Superintendência da Polícia Federal (PF), na Bahia, para apurar um caso de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo as informações, o candidato cometeu um plágio, fazendo uma cópia de um trecho de um livro relacionado ao tema escolhido neste ano para a redação. Ele teria confessado o crime.

Ainda de acordo com a PF, o caso começou a ser apurado após receber informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem. Após as investigações, apurou-se que o candidato reproduziu em uma prova aplicada em Salvador, a sinopse do livro Redação de Surdos: uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita, de Maria do Carmo Ribeiro, lançado pela editora Prismas em 2015. O tema da redação do Enem deste ano foi Desafios para a Formação Educacional de Surdos.

Segundo a delegada responsável pelo inquérito, Suzana Jacobina, o candidato confessou que usou um celular para ter acesso ao conteúdo na redação, sem que tenha sido visto pela equipe de fiscalização da prova.

As investigações continuarão, mas, em uma avaliação preliminar, de acordo com a PF, que considerou que o caso foi isolado, envolvendo apenas um estudante. A delegada descarta, no momento, que haja risco de alguém ter vazado o conteúdo da prova neste caso, o que poderia comprometer a validade do Exame como um todo.

 

*Com Informações – Agência Brasil


Armazém Loureço
Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário