Paudalho implanta Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), a posse do Conselho Municipal de Segurança Alimentar do Paudalho (Comsea) e da Câmara Municipal Intersecretaria de Segurança Alimentar (Caisan). Com a formalização, a cidade passa a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar que tem foco em ações de garantia do direito à alimentação e a qualidade dos produtos consumidos no Município, o primeiro do interior a implantar este sistema.
Segundo as informações, na prática o prefeito da cidade, Marcelo Gouveia, assinará um termo de adesão e o Conselho e a Câmara terão um ano para realizar um plano de segurança alimentar que promoverá políticas públicas voltadas ao tema. Entre as ações, o projeto auxiliará na qualidade de alimentos em equipamentos públicos, como feiras livres e escolas, além de promover o direito à alimentação.
Segundo o articulador do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutrional (Sisan) e representante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Reginaldo Xavier, Paudalho é o primeiro município do interior (Mata Norte, Agreste e Sertão) a implantar o Consea e o Caisan. “A gente acompanha 17 municípios e interessante é que Paudalho hoje consegue ser o primeiro Município, entre esses, que implantou a Caisan E O Comsea ao mesmo tempo. Paudalho agora consegue se igualar a Jaboatão, Recife e Olinda”, disse.
Entenda o COMSEA
O Comsea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, que visa promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em colaboração com as demais instâncias do Sisan. O Conselho em Paudalho é integrado por oito entidades da sociedade civil, dentro de diversos seguimentos entre eles: igrejas e organizações não governamentais, além de quatro Secretarias Municipais (Saúde, Educação, Desenvolvimento e Assistência Social e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente).
*Com Informações – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Paudalho