Bombeiros agem rápido e controlam incêndio em estabelecimento de Carpina

Um incêndio foi registrado em um estabelecimento comercial de Carpina, na tarde do último sábado (1). O fato ocorreu por volta das 14h30, na Super Mix Acaiteria e Lanchonete, localizada na Avenida Martinho Francisco, 67, Cajá, centro da cidade. Na ocasião, o 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros do município agiu rapidamente, e impediu que as chamas se alastrassem, evitando danos estruturais e maiores prejuízos materiais, tranquilizando os moradores que residem nas edificações vizinhas. Há a possibilidade de o fogo ter sido iniciado devido à um curto-circuito, gerado por uma sobrecarga de aparelhos ligados em uma mesma tomada, por meio de extensão.
“Percebemos que os freezers estavam conectados única tomada, por meio de uma extensão improvisada”, relatou o Sargento Oliveira Filho, que completou afirmando que as chamas já consumiam um dos freezers e atingia outro refrigerador ao lado, além de um televisor de 32 polegadas e um equipamento receptor de TV Digital. Os bombeiros precisaram romper os cadeados e forçar as portas do estabelecimento, para ter acesso ao local, que continha muita fumaça.
Segundo o Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros, Tenente Coronel Edson Marconni, muitos incêndios tem origem em curto-circuitos gerados por sobrecarga na rede. Segundo ele, a principal causa é a existência equipamentos conectados numa única tomada por meio de extensões ou benjamins, também chamado “Tê”. “A fiação subdimensionada aquece com a corrente elétrica e o incêndio começa”, disse o Tenente.
O Sargento Oliveira Filho relatou que os bombeiros não usaram água para combater as chamas. “Optamos em iniciar o combate antes da chegada da Celpe e, para não expor a equipe a ricos adicionais de choque elétrico, usamos extintores do próprio estabelecimento. Isso foi possível porque o clarão no fundo da loja demostrou onde estava o foco do incêndio”.