Governo Junho
Falub
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Cidades

Ação Formativa Mulheres na Tribuna é retomada pela Assembleia


Ação Formativa Mulheres na Tribuna é retomada pela Assembleia

Foi realizado na última quinta-feira (27), o primeiro encontro da 19ª Legislatura, promovido pela Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti, da Alepe. A iniciativa foi voltada à qualificação política de lideranças femininas. Idealizadora do projeto, a primeira vice-presidente da Casa, deputada Simone Santana (PSB), fez questão de registrar o reinício em pronunciamento na tribuna, com a presença de visitantes do município de Lagoa do Carro, como a prefeita Judite, que vieram a convite da socialista.

Segundo as informações a medida, criada por meio da Resolução nº 1.375/2016, permite que grupos de mulheres passem um dia conhecendo a estrutura do Poder Legislativo e acompanhando os trabalhos parlamentares. Ao longo do período, entram em contato com a história do Museu Palácio Joaquim Nabuco, assistem à Reunião Plenária, além de palestras sobre o Parlamento Estadual e a participação feminina na política.

“Após um hiato de meses, essa ação volta, desta vez, em sua sexta edição. Foi uma iniciativa que se fortaleceu e deixou de ser um projeto de um gabinete só. É de toda a Casa e tem previsão no Regimento Interno”, destacou Simone.

Coordenadora-geral do Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina, Maria José Aquino integrou o grupo que veio à Alepe. Ela salientou a importância da experiência, principalmente pelo conhecimento adquirido. “Uma das palestrantes ressaltou que a Assembleia Legislativa é para todas as pessoas. Isso foi fundamental, porque a gente pensa que só quem vive na cidade tem direito. Mas não é assim. Todos têm vez e voz.”

A prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, esteve entre as visitantes e foi recebida, no Plenário, por Simone Santana e pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Eriberto Medeiros (PP). A gestora recebeu das mãos dos parlamentares publicações em homenagem aos 180 anos da Assembleia Legislativa e contendo um catálogo de peças museais do Palácio Joaquim Nabuco. “Essa foi uma experiência extremamente enriquecedora para todas nós”, agradeceu Judite.

Resgate histórico – Adalgisa Cavalcanti, que dá nome à ação formativa, foi a primeira deputada estadual de Pernambuco. O mandato da parlamentar teve início em 1945. Segundo Simone Santana, ela abriu caminhos para todas as outras mulheres que conseguiram ingressar na Alepe posteriormente. “Até aqui, contabilizamos 36 deputadas. Muito poucas, se considerarmos os 184 anos da Assembleia. Mas nunca fomos tão fortes, porque nunca fomos tantas numa mesma Legislatura”, complementou.


Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Armazém Loureço
Cachorro Quente

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário