Governo do Estado
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Cidades

Projeto Noite dos Mestres do Apito será realizado neste sábado (24) em Nazaré da Mata


Projeto Noite dos Mestres do Apito será realizado neste sábado (24) em Nazaré da Mata

Acontece neste sábado (24), às 21h, no terreiro do Maracatu Leão Misterioso, em Nazaré da Mata, o Projeto Noite dos Mestres do Apito. A iniciativa cultural que segundo as informações, busca garantir visibilidade da arte do improviso, de versos e poesias, realizada pelos mestres de maracatus rurais da região, terá o Mestre João Paulo, o “Papa do Maracatu”, apresentando poesia e versos juntamente com o mestre Barachinha, que será a atração do ensaio. O local de realização do evento fica na rua Bartolomeu de Freitas Vasconcelos (s/n), no loteamento Paraíso. A ação cultural é gratuita.

De acordo com as informações, o projeto de itinerância cultural, conta com cinco ensaios consecutivos de maracatus, tendo a participação especial, de mestres de maracatus como convidados especiais, sendo um a cada mês.

O mestre João Paulo, conhecido como o papa do maracatu rural, faz as honras da casa, com sua nação de 120 brincantes, recebendo, nesta noite especial dedicada à poesia, como mestre convidado, Barachinha, que integra o Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires, na Zona da Mata. No palco, os dois mestres vão apresentar, por meio de seus versos e poesias, temas do cotidiano, até às 5h da manhã do domingo, 25 de agosto. Ao todo, serão oito horas de festividade.

“ Estamos bastante animado pela estreia deste projeto. A nossa cidade e região conta com grandes mestres da cultura popular e, poder reuni-los nessa proposta, sem dúvidas, está sendo bastante gratificante. Vamos celebrar a arte e as tradições de nossa gente”, afirma Cilda Trindade, produtora cultural e coordenadora do projeto.

Agenda – Até o fim deste ano, estão programados mais quatro edições do Projeto Noite dos Mestres do Apito. A segunda acontecerá no dia 21 de setembro, na sede do Maracatu Leão Formoso, no Alto da Boa Vista. O convidado será mestre João Paulo, o papa do maracatu. Já o terceiro evento será realizado dia 26 de outubro, no terreiro do Maracatu Águia de Ouro, no bairro do Sertãozinho, na ocasião, terá mestre como mestre anfitrião da noite, Josemir Henrique. A penúltima edição ocorre dia 23 de novembro, na sede do Maracatu Águia Dourada, bairro do Sertãozinho, com a participação especial do mestre André de Lica. O encerramento do projeto fica por conta do mestre Bi, em apresentação programada para acontecer na sede do Maracatu Leão Africano, centro.

O Projeto – Projeto “Noite dos Mestres do Apito” é coordenado pela produtora cultural, Cilda Trindade; com incentivo do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultura), Fundação de do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult- PE), e Governo do Estado de Pernambuco. Apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata.

 


Maxima Contabilidade
CESP Carpina
Cachorro Quente
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário