Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Governo do Estado
Falub
Cidades

6ª edição do Projeto Alepe nos Municípios foi realizada em Macaparana


6ª edição do Projeto Alepe nos Municípios foi realizada em Macaparana Foto: Evane Manço

Uma tarde de aprendizado sobre o funcionamento do Poder Legislativo de Pernambuco e o papel dos deputados estaduais, foi realizada na última quarta-feira (30), com estudantes de Macaparana. A sexta edição do Projeto Alepe nos Municípios aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, localizada nessa cidade da Mata Norte, distante 115 quilômetros do Recife.

Segundo a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a iniciativa desenvolvida pela Assembleia em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, leva conhecimento sobre o trabalho da Casa por meio de palestras, vídeos e atividade lúdica. Desta vez, a ação mobilizou 160 alunos do Ensino Médio de quatro colégios, além de professores e gestores.

Na ocasião, servidores da Consultoria Legislativa (Consuleg) da Ouvidoria deram explicações técnicas sobre a Casa. O consultor Bruno Pereira abordou o papel do Legislativo, as atribuições dos deputados estaduais e formas de participação popular, como o acompanhamento de audiências públicas e das Reuniões Plenárias, além de redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), TV Alepe e portal de notícias.

Por meio de um formulário da Ouvidoria Itinerante, as pessoas puderam fazer perguntas, sugestões, reclamações, denúncias e críticas. A funcionária Gabriela Vilela explicou aos jovens a importância de os cidadãos acessarem a Ouvidoria pelo site da Alepe e mostrou o passo a passo desse processo no portal.  Também estiveram presentes os deputados Antônio Moraes (PP), que sugeriu a participação da cidade, e Professor Paulo Dutra (PSB). Moraes destacou a importância da iniciativa por mostrar aos cidadãos, sobretudo os mais jovens, o real papel do Poder Legislativo.

Master Legis – É um dos momentos mais esperados do evento. No Master Legis, um jogo de perguntas e respostas sobre o Poder Legislativo e as atribuições dos parlamentares é realizado. Com participação de alunos da Erem Benedita de Morais e de outras três escolas estaduais da cidade (Antônio Coutinho, Brigadeiro Eduardo Gomes e Erem Creusa de Freitas Cavalcanti), a estudante Ana Luísa Borges foi a vencedora.

Na ocasião, a jovem acertou nove das dez perguntas e ganhou um tablet, um troféu e um diploma. Os outros três concorrentes do jogo, Carliene Moraes, Vanessa Silva e Roberto Vicente da Silva receberam diplomas pela participação. “Não sabia quase nada sobre o Poder Legislativo, mas aprendi muita coisa”, salientou Ana Luísa, que é aluna do segundo ano do Ensino Médio na Erem Benedita de Morais.

Também participaram dessa sexta edição do Alepe nos Municípios o prefeito de Macaparana, Maviael Cavalcanti, vereadores, entre outros. O projeto, que pretende abranger as 184 cidades pernambucanas, já passou por Timbaúba (Mata Norte), Ribeirão e Belém de Maria (Mata Sul) e Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (RMR). O próximo destino deverá ser Canhotinho, no Agreste Meridional, no dia 4 de novembro.

 

 

 

 

*Com informações – Alepe


Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário