Governo Julho
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Carpina

Pesquisa IPESPE aponta Joaquim Lapa na liderança para prefeito de Carpina


Pesquisa IPESPE aponta Joaquim Lapa na liderança para prefeito de Carpina

Nesta quarta-feira (12), o Instituto IPESPE divulgou o resultado da pesquisa realizada para prefeito de Carpina entre os dias 6 e 7 de junho de 2024 e que apontou a liderança do ex-prefeito de Carpina Joaquim Lapa (PSB). A pesquisa inicialmente foi suspensa de divulgação do resultado na 20ª zona eleitoral, mas o desembargador eleitoral Cândido J F Saraiva de Moraes em mandado de segurança impetrado no TRE-PE.

Segundo os dados, na pesquisa estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Joaquim aparece com 40%, seguido de Eduarda Gouveia (Podemos) com 21%, Aldinho do Danone (SD) 12% e Bruno Ribeiro (PL) com 11%, enquanto nenhum, brancos e nulos somam 11% e 5% não sabe ou não respondeu.

Já no cenário espontâneo, onde o eleitor diz em quem pretende votar sem que sejam apresentados os nomes, Joaquim têm 31%, Eduarda Gouveia 13%, Aldinho do Danone 10%, Bruno Ribeiro 8% e Botafogo 2%, enquanto nenhum, brancos e nulos somaram 7% e 29% disse não saber ou não respondeu.

O IPESPE também traçou um cenário com os números entre os dois primeiros colocados na pesquisa, ou seja, uma disputa entre Joaquim Lapa x Eduarda Gouveia:

Joaquim Lapa – 48%

Eduarda Gouveia – 29%

Nenhum, brancos e nulos – 19%

Não sabe ou não respondeu – 5%

Já no quesito rejeição, Aldinho do Danone é o mais rejeitado com 59%, seguido por Eduarda Gouveia 46%, Bruno Ribeiro 43% e Joaquim Lapa 38%.

Os eleitores ainda foram consultados sobre quem deve vencer o pleito, onde Joaquim Lapa apareceu com 45%, Eduarda Gouveia 22%, Aldinho do Danone 9% e Bruno Ribeiro 4%, onde 21% não sabe ou não respondeu.

O apoio do prefeito do Recife, João Campos influencia para 49% dos entrevistados, já Botafogo influencia para 32%, enquanto o presidente Lula tem influência para 31%, o ex-presidente Jair Bolsonaro influencia para 25% dos entrevistados e a governadora Raquel Lyra também influencia para 25% das pessoas consultadas.

Para 52% dos entrevistados, o próximo prefeito (a), tem que ser alguém “que mude a forma de administrar Carpina”, enquanto 29% prefere que mude um pouco e dê continuidade a algumas coisas e 17% opta pela continuidade.

Ainda foi aferida a possibilidade de que a filha do empresário Lula do Boi, Soledade, fosse a vice de Joaquim Lapa, se aumentaria as chances de voto, onde para 22% aumentaria e 47% informou que não alteraria, para 21% diminuiria as chances de voto e 11% não sabe ou não respondeu.

A gestão do prefeito Botafogo é aprovada por 57% dos entrevistados, enquanto 38% reprova e 6% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa tem margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo PE-02896/2024.


Armazém Loureço
Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário