Governadora entrega serviço requalificado para atendimento às mulheres e vistoria obras no Hospital Agamenon Magalhães
A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), a requalificação do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, localizado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife. Durante a agenda, a gestora também vistoriou o andamento de diversas obras de ampliação e modernização da unidade hospitalar, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.
Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço Wilma Lessa passou por melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma próxima etapa, estão previstas a substituição do piso e das luminárias.
Segundo a governadora, os investimentos fazem parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da assistência prestada à população e das condições de trabalho dos profissionais da saúde.
Criado há 25 anos, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa é referência na rede estadual de atendimento às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Apenas nos primeiros meses de 2026, a unidade registrou 481 atendimentos.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um pacote de investimentos realizados no Hospital Agamenon Magalhães. Já a coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura proporciona melhores condições de acolhimento às pacientes e de trabalho para as equipes.
Durante a visita, a governadora acompanhou o avanço de outras intervenções na unidade hospitalar.
Entre elas está a reforma da cozinha, que recebe investimento de R$ 1,1 milhão. O espaço será modernizado para atender à demanda diária de cerca de 4 mil refeições, distribuídas entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Também foi vistoriada a implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, obra que conta com investimento de R$ 4 milhões e permitirá ampliar a realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes de marcapasso e arteriografias.
Além disso, seguem em execução as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de áreas destinadas ao repouso das equipes médicas.
De acordo com o Governo de Pernambuco, os investimentos realizados no Hospital Agamenon Magalhães somam aproximadamente R$ 100 milhões, contemplando melhorias estruturais e ampliação dos serviços oferecidos à população.










