Governo do Estado
Farmácia Rangel
Lacca Laboratório
Falub
Cidades

Sepultamento de Mestre Zezinho ocorre nesta quinta (5) em Tracunhaém


Sepultamento de Mestre Zezinho ocorre nesta quinta (5) em Tracunhaém

Morreu aos 80 anos de idade, na noite da última quarta-feira (4), no Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, em Recife o ceramista tracunhaense José Joaquim da Silva, em decorrência de um infarto. Conhecido como “Zezinho de Tracunhaém”, ele estava internado desde o dia 15 de agosto. O sepultamento está previsto para acontecer às 16h desta quinta-feira (5), no Cemitério Público de Tracunhaém.

Zezinho nasceu no dia 5 de julho de 1939 na cidade de Vitória de Santo Antão. De origem humilde, viveu até os 21 anos trabalhando no corte da cana-de-açúcar para sobreviver e sustentar a família nos engenhos da região. Ele foi morar em Tracunhaém no ano de 1968, onde ficou conhecido pelo pioneirismo no artesanato local e fez questão de ensinar a todos os filhos a arte do barro.

O prefeito de Tracunhaém ,Belarmino Vasquez, decretou luto oficial de três dias pela morte do artesão Mestre Zezinho, que em vida prestou grandes serviços ao município de Tracunhaém, Pernambuco e ao Brasil.

“Perdemos um grande artista, que se transformou em um ícone tracunhaense com a habilidade de transformar o barro em arte. Suas peças que traduziam, muitas vezes, o cotidiano de nosso povo com religiosidade, originalidade, simplicidade e beleza, sendo um dos mais expressivos produtores da arte popular no Brasil.Deixo meus sentimentos a toda família”, lamentou Belarmino Vasquez.

 


Armazém Loureço
CESP Carpina
Cachorro Quente
Maxima Contabilidade

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário