Falub
Governo do Estado
Lacca Laboratório
Farmácia Rangel
Destaques

Santa Cruz não votará a constituição imediata da SAF neste domingo (8); entenda o que será votado


Santa Cruz não votará a constituição imediata da SAF neste domingo (8); entenda o que será votadoFoto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Neste domingo (8), o Santa Cruz realizará a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para que os 2.695 sócios corais votem por algumas mudanças no estatuto do clube. No início o Santa Cruz havia disponibilizado aos torcedores um edital no qual o clube iria colocar para votação a constituição da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), regida pela Lei nº 14.193, de 6 de agosto de 2021. Se fosse aprovada o clube iria se tornar de imediato Santa Cruz Futebol Clube Sociedade Anônima de Futebol, mas não será mais assim.

Com a mudança na presidência do tricolor, o então mandatário Antônio Luiz Neto (ALN) fez ratificações no edital que iria constituir a SAF, alterando o que será votado na AGE que seria realizada em 27 de março e foi adiada para 8 de maio. Uma das alterações é no item principal, a SAF, no novo edital o torcedor não irá votar mais a constituição imediata da SAF no clube, e sim a autorização para que a SAF seja constituída apenas pelo poder executivo coral, no caso pelo presidente. Além disso, outros itens serão votados separadamente pelos sócios, que terão como opções de voto “sim” ou “não”.

Atualmente quem possui o poder para definir a SAF no clube é o Conselho Deliberativo ou a AGE, assim como em outros clubes do Brasil que já aderiram o formato como o Botafogo e o Cruzeiro. No Santa Cruz será diferente caso o edital seja aprovado, ficando a critério do presidente a constituição da SAF. A AGE será realizada das 8h30 às 17h, curiosamente na mesma data irá ocorrer o duelo Santa Cruz x Atlético de Alagoinhas, pela Série D, no Estádio do Arruda, às 16h.

Confira o que será votado na AGE do Santa Cruz:

I – Entrada de 300 conselheiros e 50 suplentes:

O item dispõe sobre a inclusão de novos 300 conselheiros efetivos e 50 suplentes no Conselho Deliberativo (CD), totalizando um pouco mais de 800 membros. Uma votação interna do CD, determinou que a entrada dos conselheiros só ocorrerá na próxima gestão, no triênio 2024-2027.

II- Exclusão dos §§1º e 3º do artigo 1º do estatuto:

O item dispõe sobre a exclusão do §§1º e 3º do artigo 1º do estatuto, onde prevê que uma SAF pode ser constituída com a aprovação do Conselho, ou seja, o CD teria que aprovar a criação da SAF e a AGE teria que aprovar a venda para um investidor. Com a exclusão, a AGE se tornará soberana para que os sócios aprovem tudo de uma vez.

III- Autorização para o executivo constituir a SAF, mas sem fazê-la de imediato:

O item dispõe sobre a constituição da SAF no clube, mas apenas quando o poder executivo do Santa Cruz, no caso o presidente, determinar a aplicação da mesma no clube.

IV – Estatuto da SAF:

O item dispõe sobre a instauração do estatuto que irá reger a SAF no clube, que foi divulgado pelo Santa Cruz.

V – Autorização para contratação de empresa avaliadora:

O item dispõe sobre a contratação de uma empresa avaliadora para elaborar um laudo de avaliação patrimonial do Santa Cruz, previsto na Lei das S/A.

VI – Avaliação dos bens realizada pelo executivo:

O item dispõe sobre a permissão para a diretoria executiva aprove o laudo de avaliação patrimonial para constituir a SAF, previsto na Lei das S/A.

VII – Subscrição e integralização de capital:

O item dispõe sobre autorizar a SAF integralizar o capital social do clube com os direitos federativos e econômicos dos atletas e direito de uso das marcas, mas não permite incluir o patrimônio (sede, estádio, CT, etc.), que continuará pertencente a associação.

VIII – Implementação das deliberações da AGE pela gestão:

O item dispõe sobre autorizar os administradores do Santa Cruz implementar as deliberações aprovadas na AGE, assim como efetivar as respectivas deliberações.

IX – Comissão patrimonial independente:

O item dispõe sobre a independência da comissão patrimonial no clube, onde ela funcionará como um ‘colegiado’ de tricolores, sendo composto por 15 membros efetivos, 13 eleitos pelo Conselho Deliberativo e dois por força de representação em outros poderes do clube.


Cachorro Quente
CESP Carpina
Maxima Contabilidade
Armazém Loureço

Compartilhe nas redes


Deixe seu comentário